+55 21 998292759 (whatsapp)
contato@simonemaianutri.com.br
PITADAS

A influência da Nutrição sobre o Envelhecimento Ovariano

Sabia que dez por cento das mulheres com infertilidade tem perda prematura da reserva ovariana já aos 30 anos ?
Estudos mostram que 15 a 70% dos casos poderiam ter sido retardados com ajustes no estilo de vida (alimentação , atividade física , tabagismo ). E como a alimentação poderia auxiliar? Um padrão mais antioxidante e menos inflamatório poderia atrasar o envelhecimento ovariano em 1 a 3 anos. Veja aqui algumas dicas pontuais:
- consumir diariamente hortaliças e frutas. Uma menção especial às amarelo-alaranjadas que contém beta-criptoxantina (por exemplo, pêssego e tangerina) e às verduras verde-escuras .
- incluir na sua rotina alimentos ricos em coenzima Q-10, um nutriente que vai agir na produção de energia dos óvulos e na sua longevidade, por exemplo, peixes como sardinha e cavalinha, nozes, gergelim, espinafre e brócolis, e cogumelos frescos .
- investir em lanches à base de oleaginosas e sementes, ricos em minerais antioxidantes, como selênio, cobre e zinco, e que acabam por reduzir o stress oxidativo .
E para finalizar precisamos te dar um alerta, dietas ricas em industrializados, refrigerantes e fast foods não são recomendadas, há estudos que mostram que o excesso de açúcar e  de gordura saturada circulantes podem acelerar o envelhecimento ovariano.
Pense nisso e veja o que pode ser feito de melhor hoje
Texto escrito por @gabrielahalpernnutricionista e @simonegetz.nutricao