Como a Nutrição pode contribuir com a prevenção do câncer de próstata?
A próstata é uma glândula do sistema genital masculino responsável por produzir o fluido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele, por isso a importância da conscientização para sua prevenção.
Entre os fatores de risco para desenvolver o câncer de próstata estão a idade (principalmente acima dos 55 anos), o histórico de câncer familiar (pai, irmãos, avô) e o sobrepeso/obesidade. Alguns alimentos possuem substâncias que podem auxiliar na prevenção.
O licopeno é o antioxidante presente na melancia, no tomate e na goiaba vermelha. Quando aquecido e combinado a uma pequena porção de gordura monoinsaturada, como o azeite de oliva, sua concentração aumenta. Sendo assim o molho de tomate torna-se uma fonte maior deste carotenoide que o próprio tomate. De 3 a 5 porções por semana já garantem uma boa dosagem deste antioxidante.
As crucíferas como couve, repolho, brócolis e couve-flor formam o indol-3-carbinol que formam o glicosinolato, eficiente anti-cancerígeno. O cozimento em pouca água (ou no vapor) destes alimentos, bem como uma mastigação lenta para liberação da substância, potencializam seu efeito.
A curcumina, o principal constituinte da cúrcuma, tem uma potente ação anti-inflamatória e antioxidante, inibindo o TNF-alfa (fator de necrose tumoral). 1 colher de chá de cúrcuma adicionada a caldos, sopas e arroz já garante boa dose de curcumina (que ainda pode ser potencializada com a presença de pimenta e azeite de oliva).
As catequinas presentes no chá verde também auxiliam na prevenção de tumores. A infusão das folhas deve ser de oito a dez minutos. Consuma de 3 a 5 xícaras no dia preferencialmente longe das refeições principais.
Estes alimentos combinados à prática de atividade física regular, o controle do consumo de álcool e não fumar são fatores de proteção importantes, no entanto, os exames preventivos regulares podem detectar a doença precocemente, aumentando suas chances de cura.
@alimentarcomciencia