Contagem de Carboidratos e Controle do Diabetes
A contagem de carboidratos foi desenvolvida para melhorar a qualidade de vida dos diabéticos, proporcionando o manejo com maior flexibilidade alimentar e promovendo um melhor equilíbrio glicêmico razão entre a quantidade de carboidratos e a de insulina.
A condição primordial para que a contagem de carboidratos seja adequada é o MONITORAMENTO da glicemia, isto faz com que:
• Seja verificada a glicemia no momento da contagem;
• Possa ser comparada a glicemia atual com a glicemia alvo;
• Sejam determinados os fatores de sensibilidade (FS) e correção (FC);
Esta abordagem oferece ao diabético mais “liberdade” nas escolhas alimentares sendo possível viver sem restrições vigorosas e, ao mesmo tempo, fazendo uso de doses variadas de insulina rápida/ultra-rápida de acordo com a glicemia do momento e o quanto de carboidratos está comendo, isto traz BENEFÍCIOS como menor chance de variabilidades glicêmicas as quais trazem maior risco de hipoglicemias ou das complicações crônicas da hiperglicemia, independentemente dos níveis de hemoglobina glicada.
A contagem, na prática, funciona da seguinte forma: de acordo com a alimentação calcula-se a quantidade de carboidratos que será ingerida naquele momento seguido da injeção da quantidade determinada de insulina rápida/ultra-rápida. A alimentação deve ser orientada pelo nutricionista, que elaborará o plano alimentar individualizado e dentro dos fatores de sensibilidade e de correção sinalizados pelo endocrinologista. Hoje, há aplicativos criados para ajudar a contar depois que as orientações tenham sido elaboradas, uma sugestão é o minsulin onde é possível compartilhar seu monitoramento com seu médico e seu nutricionista!
A contagem de carboidratos permite que os diabéticos tenham suas refeições dentro dos conceitos de alimentação saudável, aumentando-se, assim, a adesão ao tratamento. Com apoio profissional e um treinamento personalizado é possível que esta estratégia seja bem aplicada, acessível a todos e traga resultados excelentes com o manejo do DIABETES.
Texto redigido plena nutricionista Rubia Santos (@rubiasantosnutri)