Esclerose Lateral Amiotrofica
A Esclerose Lateral Amiotrofica é uma doença degenerativa em que uma das características é o desligamento muscular e dificuldades de deglutição . Ainda há muito o que se estudar e aprender, mas é extremamente importante entendermos que:
O consumo de proteínas de alto valor biológico e fácil digestão é fundamental. Usar suplementos a base de proteína de soja é uma excelente opção. Não oferecer alimentos secos demais que possam causar engasgos ao paciente. Farofas e similares devem ser sempre evitados pois a salivação em geral está alterada demais nestes pacientes.
Oferecer Levedo de Cerveja como complemento alimentar todos os dias para garantir o consumo mínimo de vitaminas do Complexo B
Garantir o consumo adequado de gorduras também pois a medicação usada é melhor absorvida e metabolizada na presença destas gorduras. Ovos são muito bem vindos no momento da medicação. Ovos mexidos com azeite ou similar favorece a ação da medicação
E o mais importante é Respeitar cada fase da doença. Inicialmente os comprometimentos são mínimos, mas desde a descoberta é vital que sejam usados alimentos fontes de Vitaminas do Complexo B , Vitamina D, Vitamina C , Ferro e Zinco. Garantir o aporte adequado de Proteínas , Gorduras e Carboidrato demonstra ser bastante eficaz na garantia de Qualidade de vida destes pacientes. Quanto mais bem nutrido com alimentos antixoxidantes mais protegido estará de algumas intercorrências características do quadro evolutivo.
Texto redigido pela nutricionista Vanderli Marchiori (@vanderlimarchiori)